Seminário debate a regulamentação da profissão de cuidador de idosos

Cristiano Lisboa Martins (à esquerda) é membro do Departamento de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA 

 

Cristiano Lisboa Martins, presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB-RS e integrante do Departamento de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA, representou o Sindicato no Seminário Cuidadores de Idosos. O evento ocorreu dia 18 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

 

A regulamentação da profissão foi um dos principais tópicos do encontro. Para Cristiano, é importante ampliar o debate sobre os pré-requisitos para o exercício da função. "Os profissionais da área precisam de formação adequada para o atendimento das necessidades da pessoa idosa. Ainda não há um preparo efetivo da sociedade e do Poder Público para tratar com responsabilidade do envelhecimento da população", disse.

 

De acordo com Martins, educação e a qualificação de rotinas básicas – como higiene pessoal, primeiros socorros e medicamentos – são aspectos a serem aprimorados, além das avaliações psicológicas para admissão. “Boa parte dos crimes contra os idosos é cometida por aqueles que deveriam estar cuidando deles”, aponta.

 

Ao final do encontro, foi proposta a criação de um grupo de trabalho para tratar do atendimento e ao licenciamento de instituições voltadas à população idosa. Segundo o representante do SINDIHOSPA, o espaço serviria para definir questões referentes à regionalização da RDC 283, norma que disciplina o funcionamento dos residenciais geriátricos no país.

 

Participaram ainda o presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Cassio Trogildo; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Lélio Falcão; o deputado estadual Catarina Paladini; o presidente da Frente Parlamentar do Idoso, vereador Alvoni Medina; o vereador Cassiá Carpes; e a reitora da UERGS, Arisa Araujo da Luz.

 

O seminário foi promovido pelo Instituto Girassol – grupo de apoio a portadores de necessidades nutricionais especiais.

 

Projeto de lei 4702/2012 prevê regulamentação da profissão

 

O projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da profissão de cuidador de pessoa idosa (PL 4702/2012), de autoria do senador Waldemir Moka (PMDB/MS), aguarda apreciação do Plenário da Câmara desde 5 de julho de 2016.

 

 

 

 

Rolar para cima