Toda pessoa idosa institucionalizada importa!

A dignidade e o cuidado com a pessoa idosa deve ser prioridade da formulação de políticas públicas de promoção da cidadania. Essa população cresce cada vez mais, exigindo uma série de ações para garantir a atenção plena, especialmente aquela de longa duração.

Por esta razão, o Moderna Idade — Núcleo de Residenciais Geriátricos do SINDIHOSPA manifesta seu apoio à Frente Nacional de Fortalecimento às Instituições de Longa Permanência (FN-ILPI). A iniciativa lançou campanha em resposta à Nota Técnica da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que defende a exclusão das ILPIs com fins lucrativos do auxílio financeiro proposto pelo governo federal no valor de R$ 160 milhões para o combate à pandemia da COVID-19.

Seja qual for a natureza jurídica da ILPI, os idosos possuem os mesmos direitos. E em um momento de grave emergência como este que enfrentamos, que afeta sobretudo a população idosa, é essencial que o poder público contribua para garantir o cuidado aos institucionalizados. É dever primordial do Estado cumprir a sua missão.

Estamos ao lado da FN-ILPI nessa reivindicação. O benefício será de nossos idosos — brasileiros e brasileiras que devem ter assegurada sua dignidade e cidadania, hoje e sempre!

Fechar Menu